sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Storyboard

A agulha rasga delicadamente os vincos do biscoito de vinil. Um baixo grave inaugura a faixa, numa tonalidade soturna, acompanhado pelos baques secos da bateria. John Lennon canta fino: 

Here come old flattop, he come, groovin up slowly (...)

Dedos levantam as meias de algodão pretas sobre as canelas, e os pés se encaixam no par de sapatos bem lustrados e vistosos. Um close-up na altura dos quadris apresenta um protagonista encaixando cuidadosamente sua parceira no coldre. No reflexo do espelho, ele ajeita o farto bigode salpicado de fios brancos por entre a maioria dos pêlos negros. E masca um chiclete.

Já fardado, bate a porta do apartamento, revelando parte de um maço de Lucky Strike, que repousa junto ao peito, no bolso.

(...) Got to be a joker, he just do what he please (...)

Ele ganha as ruas com um andar destemido. As pessoas o observam com reverência, um certo reconhecimento de sua autoridade. Ele seleciona um entre os cigarros do seu maço e posiciona-o entre os lábios. Um homem parado à frente da quitanda, entrega-lhe uma caixa de fósforos. Ele acende seu cigarro, mete os fósforos no bolso e pede um refrigerante.

(...) monkey finger, he shoot, Coca-Cola, he say (...)

No caminho do trabalho, desfruta o refrigerante em três goles longos. Mete a bituca pela boca da garrafa, arremessa com precisão o vasilhame num cesto de lixo e adentra a delegacia. A jovem secretária observa-o com admiração, mas antes que possa lhe dar um "bom dia", o rádio interrompe o iminente diálogo, com uma nova ocorrência. Logo, 2 oficiais de fardas pretas se juntam ao destemido protagonista, que toma o assento de motorista do velho Ford Crown Victoria, placa 28IF. 

O veículo ganha as avenidas com rapidez, dobrando esquinas abruptamente e fazendo os oficiais sacolejarem dentro do automóvel, enquanto o motorista sorri com mais um cigarro entre os dentes. A luz do sol torna as lentes do Ray Ban levemente translúcidas, revelando sangue e adrenalina nos olhos do condutor.

Logo chegam a um velho prédio abandonado. Para surpresa de todos, o elevador funciona, ainda que precariamente. Um dos oficiais pressiona o botão 5, e aguarda. Já postados à porta de um dos apartamentos, os dois oficiais encaram o protagonista, que conserva o olhar de loucura.

(...) Hold you in his armchair, you can feel his disease (...)

Ele os encara de volta e convida para o show.

(...) Come together, right now, over me (...)

Mete o pé na porta com força.

Paralelamente, o solo incendiário de teclado ilustra a cena de tiroteio. 

Reagindo rapidamente, quatro bandidos tombam a mesa de cartas, transformando-a numa trincheira. Projéteis voam pela saleta, e policiais e bandidos trocam tiros do batente para a mesa, e vice-versa. 

A guitarra torna o ambiente mais psicodélico e abafa os ganidos daqueles que foram baleados. Em seguida, os instrumentos silenciam e, novamente, apenas o baixo dá o tom da cena.

Agachado à porta, um dos policiais afaga o braço direito, enquanto o sangue lhe corre entre os dedos. Há buracos de bala por toda a parede. À frente dos oficiais, corpos repousam inanimados. O protagonista leva o cano fumegante de volta ao coldre e conta os bandidos.

(...) one, and one, and one is three (...)

Resta um gatuno no local, esgueirado em algum dos cômodos. Vigilantes, os policiais investigam o local. A sala é iluminada apenas pelos feixes de luz que penetram pelos buracos da persiana de metal. Mas antes que possam reagir, o úlltimo dos bandidos surge no final do corredor, empunhando uma shotgun calibre 12. Em Slow Motion, ele dispara contra os homens desavisados. 

Um tiro para cada. 

As balas se estilhaçam em minúsculas partículas que perfuram o torso dos policiais. Novamente, a guitarra silencia os feridos

O bandido joga a espingarda no chão e caminha para a saída. Um close-up na face do protagonista exibe toda sua virilidade se esvaindo, junto com o pouco de vida que lhe resta. Ao fundo, a trilha lentamente se apaga, dando lugar ao som da ignição e do motor se distanciando. 

(...) one, and one, and one is three (...)

Fade out para o preto.

Sugestão de trilha-sonora para Leitura: The Beatles - Come Together

2 comentários:

Douglas Funny disse...

Belíssimo, meu caro querido.

A trilha e a cena andaram de mãos dadas. Dificíl vai ser pensar na imagem sem a música agora... heheheheheh

Obrigado pelos elogios, esforço-me para chegar a qualidade e a criatividade de suas ricas palavras.

Abraço de um fã.

Mar e Ana disse...

Noossa, que legal! Concordo com o Funny e as imagens caminham muito de mãos dadas com a música! Muito bom! :D

:*